A crescente acessibilidade de todas as camadas da população aos serviços de internet nas duas últimas décadas tornou a comunicação muito mais fácil, o que interferiu de maneira significativa no ambiente dos negócios, fazendo aumentar, a cada ano, a competitividade no mercado e exigindo uma postura nova dos empresários e, em especial, da liderança.
De acordo com os pesquisadores da Universidade do Sul de New Hampshire , na Malásia, Hao e Yazdanifard (2015), as mudanças são o fator que mais interferem na rotina e produtividade dos funcionários, e são muitas vezes tidas como algo negativo, já que tiram as pessoas da zona de conforto.
Ainda assim, um empreendimento que não investe em mudanças que tornam seu serviço melhor não têm espaço no mercado atual e é mais propenso à baixa produtividade e ineficiências no geral.
Dessa forma, a evolução observada atualmente no ambiente de trabalho indica uma importante mudança na postura dos líderes: aquele padrão “comando e controle”, no qual o gestor dá as ordens e diz exatamente como as coisas devem ser realizadas, já não funciona mais.
Em princípio porque quando o líder age dessa forma, os colaboradores envolvidos se acomodam e permanecem sempre no aguardo de direções para realizar as tarefas, ou seja, falta engajamento, já que o time não se sente parte ativa do processo.
Assim sendo, podemos perceber dois cenários principais na relação gestor- colaborador: em um deles, o gestor dedica a maior parte do seu tempo explicando para o time como executar as atividades, e enquanto no outro, o líder decide por priorizar o contato pessoal com o colaborador, oferecendo incentivos que aumentem a motivação e segurança desses profissionais no momento de realizarem suas tarefas.
E mais: quanto mais talentoso é o colaborador, mais ele deseja um trabalho desafiador, com aprendizado contínuo e comunicação clara.
Todos esses comportamentos denotam a necessidade de novas habilidades de liderança, por meio de contínuo autodesenvolvimento, alianças e parcerias.
Susanne Andrade descreve em seu livro O poder da simplicidade no mundo ágil alguns detalhes simples, porém fortemente capazes de fazer a diferença na preparação de um líder moderno:
Assim, o emprego de perguntas certas, que levam o time à ação e à tomada de decisões (ao invés de justificativas), os gestos de gratidão pelas conquistas realizadas, a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreender seus sentimentos e emoções e a prática do elogio são comportamentos de uma liderança humanizada e, também, formas poderosas de motivar os profissionais, reforçando a continuidade de comportamentos positivos.
Já Hao e Yazdanifard acreditam que, para o fator de mudança conduzido pela liderança ser eficiente, o líder moderno precisa seguir quatro princípios: conquistar a confiança de todos os stakeholders, fomentar uma cultura organizacional positiva, propiciar incentivo à aprendizagem e, por fim, estimular o trabalho em equipe.
Para os autores, esses princípios precisam ser trabalhados pelo líder em unidade, para a execução de uma estratégia de inovação com direcionamentos claros e que, se não forem explorados com qualidade, podem levar o empreendimento à deterioração.
Autores como Jackson e Parry acrescentam, ainda, que algumas características específicas do líder moderno, como a paixão, a consistência e a visão podem ajudar a criar confiança nos funcionários, tão essencial para o engajamento mais profundo destes.
Outro exemplo dos estilos atuais de liderança é dado pelo contemporâneo Joe Folkman, CEO da consultoria Zenger Folkman, especializada em desenvolvimento de lideranças, que através de entrevistas com mais de 300 mil CEOs e executivos, desenvolveu uma teoria de comportamentos-chaves de grandes líderes. Você pode conferí-la através do nosso infográfico.
Então, você que exerce um papel de liderança, certamente já teve acesso a algum conteúdo que mostre o caminho das pedras – O COMO ser um líder e o que DEVE ser feito – começa por saber responder com clareza a essas perguntas:
No entanto, no dia a dia, quando há necessidade de se alcançar resultados e as peças não estão alinhadas, trabalhar a própria base, buscar feedbacks transparentes com o time e, através disso, traçar um plano de ação, parece algo complexo e distante.
Como, então, conseguir as respostas acima focando no que você DEVE fazer? Alguns conceitos podem auxiliar nessa empreitada:
Vale lembrar, com pertinência, que a liderança não é o único fator que possibilita o acontecimento de mudanças e também não é o único fator responsável por elas não acontecerem. Mas o líder que se moderniza vai saber lidar com mais facilidade com as possíveis barreiras que surgirem.
Investir na atualização e incentivar uma liderança em constante aprendizagem é, portanto, um dos fatores mais básicos para o desenvolvimento de um negócio, e pode contribuir de maneira significativa para o desempenho satisfatório dos colaboradores em um processo de adaptação.
Uma liderança eficaz é a alma de um negócio, pois permite que uma organização vá sempre no sentido do desenvolvimento, evitando que a estagnação e obsolescência afetem sua competitividade no mercado. As antigas formas de gestão de negócios já não conseguem sustentar esse objetivo no cenário contemporâneo, e é aí que reside a relevância de um líder com perfil preparado para se adaptar às mudanças.
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“O líder do passado era um pessoa que sabia como dizer. O líder do futuro será uma pessoa que sabe como perguntar.”
Peter Drucker
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